Alimentação saudável

Alterar pequenos hábitos alimentares é um dos pontos-chaves para emagrecer de forma saudável, sem perder o prazer de se alimentar. Confira algumas dicas:

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    Faça 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem vai dormir tarde, o lanche da noite. Desta forma, evita-se longos intervalos e exageros alimentares.
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   Diminua a quantidade de açúcar, doces, biscoitos, bolachas, fast food, alimentos industrializados e frituras. A dica é incluir frutas de sua preferência quando tiver vontade de comer doce, sempre com moderação.
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   Troque o óleo vegetal e a manteiga pelo azeite, tanto em temperos frios, saladas, verduras e legumes, quanto em alimentos assados.
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   Substitua arroz branco, macarrão, pães e massas em geral pelo consumo das versões integrais.
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   Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches, queijos amarelos e de condimentos.
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   Diminua ou elimine qualquer tipo de bebida alcoólica.
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   Dê preferência por carnes brancas, como peixe e aves, no lugar de carnes vermelhas.
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   Procure consumir diariamente alimentos ricos em fibras.

Calorias e Gorduras:  A quantidade ideal de calorias diárias é diferente para cada indivíduo. Fatores como altura, peso, sexo, massa muscular e atividades diárias interferem. Desta forma, o ganho de peso está associado a diferença entre a ingestão e o gasto de calorias. Emagrecer ou engordar é considerado um resultado matemático. 

E atenção:  Toda dieta deve ser acompanhada por um médico e/ou nutricionista, entre outros profissionais, de forma a viabilizar a perda e a manutenção de peso de forma saudável, tendo a certeza de que seu organismo estará consumindo todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento.

PNDV-026-12/2018