Entenda a obesidade

Obesidade é uma doença crônica que tende a se agravar com o passar dos anos. Além de reduzir a qualidade de vida, pode trazer doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. Tanto para prevenir quanto para tratar o sobrepeso e a obesidade é preciso ter uma alimentação balanceada e procurar atividades em que você se movimente mais.

Diagnóstico

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.

É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para ver qual é o seu IMC, acesse a calculadora da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). 

Tratamento

A mudança do estilo de vida, que compreende reeducação alimentar e prática de atividade física, é a base do tratamento clínico da obesidade. Sem ela, dificilmente se atingirá uma perda de peso necessária para melhorar a saúde e, muito menos, essa perda será duradoura.      

Cuidados e prevenção

Prevenir o sobrepeso e a obesidade também evita os riscos de doenças associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer, entre outras. Alguns cuidados podem ajudar você a viver melhor:

Alimentação Balanceada

Diminua o consumo de alimentos com muita gordura, açúcar e sal. Procure seguir uma rotina de horários para cada refeição, incluindo frutas, verduras e legumes.

Beba Água

Mantenha sempre o corpo hidratado,para

o seu melhor funcionamento e bem estar.

Mexa-se

Praticar atividades físicas regularmente auxilia no bom funcionamento do organismo. Caminhe, pedale, suba escadas. O corpo em movimento gasta energia e queima gorduras, além de promover o bem estar. Consulte seu médico sobre qual a atividade física é a mais recomendável para você.

Durma Bem

Estudos mostram que noites bem dormidas ajudam a prevenir sobrepeso e obesidade. A qualidade do sono também se reflete no corpo

Tratamento Medicamentoso

Existem opções medicamentosas aprovadas para ajudar no tratamento do sobrepeso e obesidade. Converse com o seu médico e se mantenha informado.

Redução de peso

Para combater a obesidade é necessário, acima de tudo, disciplina. Já sabemos que não existem produtos milagrosos e que reduzir peso não depende apenas de um fator, mas sim de um conjunto de ações, sempre acompanhado por médicos e especialistas na área. Com a menor ingestão de alimentos, de forma saudável e balanceada, e a prática regular de atividades físicas, é possível atingir a tão necessária redução de peso e, com ela, a diminuição de vários riscos à saúde e benefícios surpreendentes.

Benefícios da perda de peso

Com a redução de peso, conquista-se muito mais do que alguns quilos a menos na balança. Emagrecer e reduzir peso corporal e circunferência abdominal trazem benefícios físicos e psicológicos que podem ser notados dia a dia. Confira algumas das vantagens comprovadas por médicos e profissionais especializados.

•  Qualidade de sono

•  Melhora do humor

•  Alívio do estresse

•  Pele mais saudável

•  Melhor desempenho sexual

•  Autoestima em dia

•  Melhora da pressão sanguínea e níveis de glicose no sangue

•  Funções cardiovasculares

•  Alívio das dores nas articulações

•  Maior disposição diária para as atividades

•  Aumento da autoconfiança

Dica da ABESO para manutenção do peso: Lembre-se que a obesidade é uma doença crônica, que precisa de acompanhamento de médicos e outros profissionais da saúde a curto e a longo prazo com o objetivo de implementar estratégias que auxiliam a manter o controle, reforçando a motivação e evitando recaídas e o consequente ganho de peso. Acompanhamento e apoio são fundamentais no combate à obesidade.

Alimentação saudável

Alterar pequenos hábitos alimentares é um dos pontos-chaves para emagrecer de forma saudável, sem perder o prazer de se alimentar. Confira algumas dicas:

•   Faça 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem vai dormir tarde, o lanche da noite. Desta forma, evita-se longos intervalos e exageros alimentares.

•   Diminua a quantidade de açúcar, doces, biscoitos, bolachas, fast food, alimentos industrializados e frituras. A dica é incluir frutas de sua preferência quando tiver vontade de comer doce, sempre com moderação.

•   Troque o óleo vegetal e a manteiga pelo azeite, tanto em temperos frios, saladas, verduras e legumes, quanto em alimentos assados.

•   Substitua arroz branco, macarrão, pães e massas em geral pelo consumo das versões integrais.

•   Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches, queijos amarelos e de condimentos.

•   Diminua ou elimine qualquer tipo de bebida alcoólica.

•   Dê preferência por carnes brancas, como peixe e aves, no lugar de carnes vermelhas.

•   Procure consumir diariamente alimentos ricos em fibras.

Calorias e Gorduras:  A quantidade ideal de calorias diárias é diferente para cada indivíduo. Fatores como altura, peso, sexo, massa muscular e atividades diárias interferem. Desta forma, o ganho de peso está associado a diferença entre a ingestão e o gasto de calorias. Emagrecer ou engordar é considerado um resultado matemático. 
E atenção:  Toda dieta deve ser acompanhada por um médico e/ou nutricionista, entre outros profissionais, de forma a viabilizar a perda e a manutenção de peso de forma saudável, tendo a certeza de que seu organismo estará consumindo todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento.

A importância do exercício

Da mesma forma que se alimentar de forma saudável e correta é uma questão de hábito, praticar atividade física também é. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), algumas atividades simples podem estar no seu dia a dia, contribuindo para a melhora da disposição, bem-estar e redução de peso.

Dicas da ABESO para incorporar exercícios à sua rotina:

•  Pratique os exercícios sempre de maneira gradual, sem esquecer a fase de  alongamento, aquecimento e resfriamento.

 •  Mantenha um diário de exercícios.

 •  Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar.

 •  Antes de incorporar as atividades físicas na sua rotina, procure sempre o seu médico para ser adequadamente avaliado.

Equipe multidisciplinar

Muitos são os desafios no tratamento da obesidade e uma equipe multidisciplinar se faz necessária.

O papel da equipe está em estimular as pessoas no seu processo de transformação, propondo um novo estilo de vida, resgatando a autoestima e a busca pelo prazer em novas atividades.

Confira os profissionais que podem estar envolvidos nesse processo:

•   Nutricionistas

•   Endocrinologistas

•   Cardiologistas

•   Profissionais de educação física

•   Personal trainers

•   Psiquiatras

•   Psicólogos

Família e cuidadores

Fatores hereditários, sociais e comportamentais determinam, muitas vezes, o curso da obesidade. Mas em todas as etapas, seja durante a infância, adolescência, vida adulta e até para o paciente idoso, a família e os cuidadores assumem um papel de extrema importância em suas vidas.

Infância e adolescência

Um fator familiar de grande impacto nesta faixa etária é o exemplo, especialmente na infância.

A criança tem a tendência de desenvolver comportamentos semelhantes aos dos seus familiares, reproduzindo velhos hábitos, ou praticando novos. Por isso o papel da família e também de seus cuidadores torna-se ainda mais essencial quanto à transmissão de comportamentos alimentares saudáveis e atividades físicas, incluindo a vida escolar e social, para a adequação do peso da criança e/ou adolescente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, brincadeiras de rua e em grupos são muito positivas tanto para o físico quanto para o emocional, já que o incentivo a essas atividades possibilita uma maior socialização. Quando já diagnosticada a obesidade nesta faixa etária, o isolamento é natural, por se acharem diferentes do seu grupo. Pais e cuidadores, fiquem atentos e procurem ajuda.

Idade adulta e idosos

Adultos e Idosos

Obesidade, tanto na infância quanto na adolescência, pode refletir no peso para toda a vida, aumentado os riscos de obesidade também na idade adulta. E com o excesso de peso, demais doenças associadas podem surgir também como diabetes, hipertensão arterial e apnéia do sono, entre outras comorbidades. Por isso, cuidado. Fique atento a alguns fatores-chave que promovem grande influência sobre o peso: genético, socioeconômico, psicológico, fatores relacionados ao desenvolvimento, como atividades físicas, até o uso de alguns medicamentos. Procure ajuda de especialistas e cuidadores para seu acompanhamento, além do apoio da família para agir o quanto antes no combate ao excesso de peso e todas as suas decorrentes complicações.

Sugestão de aplicativos

O celular pode ser um bom aliado para monitorar seu peso e manter a saúde em dia, através de aplicativos que oferecem serviços diversos como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), dicas de atividades físicas, propriedades dos alimentos nos seus grupos alimentares e calorias, e alguns até com diário alimentar. Fale com o seu médico, educador físico e nutricionistas sobre isso e pegue dicas de quais aplicativos podem ser úteis e interessantes para você!

Sworkit  – aplicativo com vídeos de atividades físicas, com conteúdo em inglês, mas todos os exercícios ilustrados. Indicado para quem deseja perder as calorias extras do corpo, o app funciona como um personal.

My FitnessPal  – app que funciona como um contador de calorias. A ferramenta disponibiliza centenas de sugestões de receitas light e os amigos do Facebook e Twiter podem acompanhar as atualizações, comentar e incentivar a atingir o objetivo.

TecnoNutri – muito utilizado por nutricionistas, você abastece o aplicativo com informações sobre peso, idade, sexo, altura e peso. Obtém informações sobre “perder peso”, “melhorar a alimentação” e até “tratar doenças”. Além disso, o app dispõe do cálculo do IMC e uma extensa tabela com valores nutricionais dos alimentos.

Dietbox – é um ótimo serviço aplicativo para ajudar ao seu programa de emagrecimento. Tenha em mãos o plano alimentar cadastrado e ferramentas que te aproximarão ainda mais de sua metas.

DISCLAIMER: Os aplicativos listados nesta página são meras indicações. A Novo Nordisk não se responsabiliza pelo conteúdo ou disponibilidade dos aplicativos sugeridos. Consulte um médico ou profissional de saúde para que ele lhe indique um aplicativo que melhor se aplique ao seu perfil.
Referências:

http://www.abeso.org.br (acessado em 25/3/2019)

http://www.socerj.org.br (acessado em 25/3/2019)

http://www.endocrino.org.br (acessado em 25/3/2019)

Adaptado do site http://www.mundoboaforma.com.br/alimentacao-e-saude-mudancas-simples-para-grandes-resultados/ (acessado em 25/03/2019)

Você não está sozinho!

Veja o depoimento de quem já faz parte do Programa NovoDia.

“Não tenho como explicar o bem que me fizeram, me auxiliando nos horários, ligando, sempre interessados ...”

Avatar image

Alan

Santos Dumont, MG

Depoimento completo

“Eu fui muito bem atendida por vocês, e recebi algumas dicas que foram muito valiosas. Eu realmente fiquei ...”

Avatar image

Edair, mãe do paciente Francisco

Porto Alegre, RS

Depoimento completo

“A conversa que eu tive com o educador físico foi muito boa, porque ele me deu alguns esclarecimentos que eu ... “

Avatar image

Vitória

Salvador, BA

Depoimento completo

Farmácias credenciadas


Encontre uma farmácia cadastrada no Programa NovoDia perto de você!
Para os medicamentos Fiasp® e Norditropin®, acesse a página Farmácias.

Para se cadastrar, você só precisa da prescrição médica e do fornecimento de alguns dados pessoais.