Convivendo com o diabetes

A mudança no estilo de vida é fundamental para conviver com o diabetes e ter uma melhor qualidade de vida.
É preciso combater o sedentarismo e a obesidade, e isso vale para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ou sem diabetes.


Alimentação Saudável1

A pessoa com diabetes, assim como a não portadora de diabetes, deve ter uma alimentação variada, com conteúdo balanceado de nutrientes, com grãos integrais, frutas, vegetais, carnes e laticínios magros, de acordo com as recomendações do seu nutricionista. Os adoçantes artificiais ou edulcorantes podem ser utilizados, considerando-se o seu valor calórico. Você pode incluir mais refeições, como pequenos lanches, no seu dia, reduzindo as quantidades de alimentos das refeições principais e diminuindo progressivamente o consumo de alimentos industrializados, substituindo-os por alimentos naturais e preparações caseiras. Nem todos os produtos dietéticos são destinados às pessoas com diabetes, e para utilizá-los são necessárias cautela e moderação, ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos e procurar a orientação do nutricionista. 

Conscientize-se da importância de uma alimentação saudável para a sua saúde e de como ela pode ser uma grande aliada no controle do diabetes.

 


A importância das atividades físicas2

Exercícios físicos regulares ajudam a baixar as taxas de glicemia. Quando você gasta energia, o organismo usa o açúcar do sangue em velocidade maior.

O monitoramento do nível de glicose no sangue é importante também na prática de esportes, que deve ser feita sob orientação da equipe multidisciplinar. Se você não estiver se exercitando e for começar, converse com o seu médico sobre isso para que você possa ser adequadamente avaliado. Caminhadas e percursos de bicicleta podem ser ótimas opções.

Inclua a atividade física regular na sua rotina e, além de gastar calorias e controlar melhor o diabetes e o peso, melhore a sua qualidade de vida.

 

PNDO-007-12/2018