Coronavírus e Diabetes

 

Veja nossas recomendações e descubra as farmácias que entregam em domicílio

 

A Novo Nordisk, sendo uma empresa global de saúde com mais de 95 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes e outras doenças crônicas, reconhece o momento atual de surto do Coronavírus como um período delicado, que requer atenção e cuidados especiais principalmente das pessoas com diabetes.

A Novo Nordisk reitera o posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que não recomenda a compra para estoque de insumos para diabetes, tais como insulinas, canetas, cateteres ou cânulas pelo receio de falta de materiais. Durante o surto de COVID-19, a maior prioridade da Novo Nordisk é garantir o fornecimento contínuo de nossos medicamentos que salvam tantas vidas. Informamos ainda que no momento não estamos passando por nenhuma restrição de fornecimento. Estamos bem preparados para situações como essa e temos uma política de estoque que garante o fornecimento a longo prazo.

As pessoas com diabetes são consideradas mais vulneráveis às complicações da infecção pelo COVID-19. Entre as pessoas que se encontram nesse grupo de risco elevado, estão aquelas com longo histórico de diabetes, mau controle metabólico, presença de complicações e doenças concomitantes, e especialmente os idosos (acima de 60 anos), independentemente do tipo de diabetes. O risco de complicações na pessoa com diabetes bem controlado é menor, tanto para o diabetes tipo 1 quanto para o tipo 2. 

Qualquer sintoma suspeito deve ser avaliado pela equipe médica, seguindo os protocolos de segurança estipulados pela Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.

Como os controles higiênico e glicêmico são fundamentais nesse momento, as pessoas com diabetes devem se atentar a procedimentos que podem prevenir complicações não apenas do coronavírus, mas também do próprio diabetes. Entre esses cuidados estão:

   Monitorar frequentemente sua glicemia e ajustar medicações em geral ou insulinas (sempre com orientação médica);
   Higienizar as mãos constantemente;
   Evitar aglomerações;
   Manter uma alimentação saudável.


A equipe NovoDia está capacitada para auxiliá-lo no que for preciso em relação ao seu tratamento do diabetes ou obesidade, e pensando no seu conforto e segurança, estamos disponibilizando nessa mesma página, uma lista de farmácias que entregam em domicílio. Dessa forma, você pode solicitar seus medicamentos de casa, e evitar a exposição externa.

Busque pelo seu Estado na primeira linha e veja as redes disponíveis na sua região. Algumas redes não abrangem 100% do Estado, em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800 144 488, digite 2, ou diretamente pelo telefone indicado na planilha.