Vida Saudável

Segundo médicos e especialistas, perder peso é mais fácil do que manter o peso perdido. Por isso o mais importante é a mudança de hábito de vida. Invista numa rotina mais saudável, ingerindo mais alimentos frescos, fracionados, incrementando atividades físicas. Pequenas mudanças já fazem uma grande diferença.

 

Alimentação Saudável

Alterar pequenos hábitos alimentares é um dos pontos-chave para emagrecer de forma saudável, sem perder o prazer de se alimentar. Confira algumas dicas:

  • Faça 6 refeições por dia: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Desta forma, evita-se longos intervalos e exageros alimentares;
  • Diminua a quantidade de açúcar, evitando comer doces, biscoitos, bolachas, fast food, alimentos industrializados e frituras. A dica é incluir frutas de sua preferência quando tiver vontade de comer doce. Consuma de preferência até 5 frutas por dia;
  • Troque o óleo vegetal e a manteiga pelo azeite, tanto em temperos frios, saladas, verduras e legumes, quanto em alimentos assados;
  • Substitua arroz branco, macarrão, pães e massas em geral pelo consumo das versões integrais;
  • Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches, queijos amarelos e condimentos;
  • Diminua ou elimine qualquer tipo de bebida alcoólica;
  • Dê preferência por carnes brancas, como peixe e aves, no lugar de carnes vermelhas;
  • Inclua alimentos ricos em fibras, diariamente.

E atenção: toda dieta deve ser acompanhada de um médico e/ou nutricionista, para a perda e a manutenção de peso de forma saudável, tendo a certeza de que seu organismo estará consumindo todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento.

 

Calorias e Gorduras

A quantidade ideal de calorias diárias é diferente para cada indivíduo. Fatores como altura, peso, sexo, massa muscular e atividades diárias interferem. Desta forma, o ganho de peso está associado a diferença entre a ingestão e o gasto de calorias. Emagrecer ou engordar é considerado um resultado matemático.

De acordo com especialistas, o valor calórico de um alimento indica a quantidade de energia que fornece para o corpo. O ser humano precisa consumir em média 30 calorias por quilo de seu peso, por dia. Se for ingerido mais calorias do que isso, o corpo estoca como gordura.

 

Referências:

http://www.mundoboaforma.com.br/alimentacao-e-saude-mudancas-simples-para-grandes-resultados/ (acessado em 17/04/2017)

 

NDIM-001-03/2017