Complicações

Se você está obeso, são muitos os riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol e triglicérides altos, doenças coronarianas, derrame e apneia, entre outras. A forma como a obesidade pode afetar sua saúde depende ainda de sua idade, sexo, a quantidade de gordura do corpo e quanto ativo você é. Por exemplo, se você já passou dos 50 anos, por exemplo, mas pratica atividade física regularmente, tem menor chance de desenvolver doenças relacionadas ao peso do que jovens sedentários. Com a perda de peso, o risco de adquirir essas doenças diminui.

 

Tratamento

Cuidados e Prevenção
Prevenir o sobrepeso e a obesidade também evitam adquirimos doenças associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer, entre outras. Alguns cuidados podem ajudar você a viver bem:

 

Alimentação balanceada
Diminua o consumo de alimentos com muita gordura, açúcar e sal. Procure seguir uma rotina de horários para cada refeição, incluindo frutas, verduras e legumes.

 

Beba água
Mantenha sempre o corpo hidratado, para o melhor funcionamento do corpo e seu bem-estar.

 

Mexa-se
Praticar atividades físicas regularmente auxilia no bom funcionamento do organismo. Caminhe, pedale, suba escadas. O corpo em movimento gasta energia e queima gorduras. Consulte seu médico sobre qual a atividade física é a mais recomendavel para você.

 

Durma bem
Estudos mostram que noites bem dormidas ajudam a prevenir sobrepeso e obesidade. A qualidade do sono também se reflete no corpo.

Em casos mais graves, de acordo com diagnóstico de equipe médica multidisciplinar, existem diversos procedimentos e cirurgias no combate à obesidade mórbida e ao controle de doenças metabólicas.

 

Referências:

http://www.abeso.org.br/atitude-saudavel (acessado em 07/4/2017)

 

NDIM-001-03/2017