A importância do exercício

Da mesma forma que se alimentar de forma saudável e correta é uma questão de hábito, praticar atividade física também é. Mas, Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diversas técnicas de emagrecimento têm sido testadas ao longos dos anos na prática médica, e na maioria dos casos torna-se difícil justamente porque a obesidade é uma doença multifatorial e o controle dos muitos fatores se faz necessário. Um deles, muito importante, é a implementação da atividade física como um hábito a entrar na rotina. De acordo com a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), algumas atividades simples podem estar no seu dia a dia, contribuindo para a melhoria da disposição, bem-estar e redução de peso.

 

Dicas da Abeso para incorporar à sua rotina:

  1. Pratique os exercícios sempre de maneira gradual, sem esquecer a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento
  2. Mantenha um diário de exercícios
  3. Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar
  4. Utilize escadas e dispense o carro sempre que possível
  5. Aumente a atividade no seu dia a dia, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem

  6. Leve o cachorro para passear

Referências:

http://www.abeso.org.br (acessado em 11/4/2017)

http://www.endocrino.org.br (acessado em 07/4/2017)

 

NDIM-001-03/2017