O que é Diabetes

Diabetes é uma doença do metabolismo causada pela falta ou má absorção de insulina no corpo, hormônio produzido pelo pâncreas. O organismo precisa de insulina para utilizar a glicose que ingerimos nos alimentos, como fonte de energia. Quando o corpo não produz insulina ou ela é insuficiente, surge o diabetes.

 

 

 

Diagnóstico

Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.

Para ter certeza do resultado e assim começar o tratamento, o médico deve solicitar o teste oral de tolerância à glicose, mais conhecido como Curva Glicêmica. O exame é feito em diversas etapas, em que são coletadas amostras de sangue em um tempo determinado, geralmente de 30 em 30 minutos. Nos intervalos, o paciente deve ingerir um xarope de glicose. Os resultados são dispostos em um gráfico e permitem o diagnóstico preciso.

 

Referências:

http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/diagnostico-e-tratamento (acessado em 07/04/2017)

 

PNDT-003-03/2017