Diabetes sob Controle

 

Um bom controle do nível de açúcar no seu sangue ajudará você a se sentir melhor no dia a dia. Dieta alimentar e uma rotina saudável de atividades físicas também devem fazer parte do planejamento diário da pessoa com diabetes.

 

Monitoramento glicêmico

Existem muitos aparelhos, lancetas e técnicas para fazer o automonitoramento da glicose. Converse com seu médico e escolha o mais adequado para você. É importante testar o nível de açúcar no sangue com frequência e em diferentes momentos ao longo do dia: antes, durante e após os exercícios e as refeições; de madrugada; quando estiver doente; em outras situações que seu médico indicar. Para evitar a hipoglicemia e a hiperglicemia, mantenha os níveis de glicose determinados para você.

 

HbA1c: a chamada hemoglobina glicada também é um índice de controle glicêmico. Ela indica o controle de açúcar no sangue de um paciente nos últimos 2 a 3 meses.

 

Diário de glicemia

Como já observamos antes, é importante testar e registrar seus níveis de açúcar no sangue para verificar o comportamento de sua glicemia em diferentes momentos do dia.

 

Faça isso com a ajuda de aplicativos ou mantenha um diário com todas as informações atualizadas. Clique e baixe seu diário de glicemia.

 

 

Hipoglicemia

É a queda excessiva do nível de glicose no sangue. Acontece quando os níveis ficam abaixo de 70 mg/dL. Há casos de hipoglicemia assintomática, mas, geralmente, os sintomas aparecem rápido, fique atento: fome súbita, fadiga, tremores, tontura, palpitação, suores e calafrios, irritabilidade e desorientação, entre outros. A hipoglicemia também pode causar convulsões e até inconsciência. Para elevar os níveis, você deve imediatamente comer ou beber algo com açúcar. Pode ser um suco de frutas ou até mesmo uma colher de açúcar em um copo d’água. Aguarde 20 minutos e teste as taxas de glicose no sangue. Dica: leve sempre com você um alimento ou bebida com carboidrato de absorção rápida.

 

Hiperglicemia

É a elevação do nível de glicose no sangue acima do normal. Pode acontecer após as refeições ou em caso de doença. Costuma causar excesso e vontade frequente de urinar, consequentemente, provoca mais sede. Para evitar índices altos de açúcar no sangue, teste o nível com frequência, ajuste a insulina de acordo com sua alimentação e rotina de exercícios. Importante: converse com seu médico regularmente.

 

Equipe multidisciplinar

Diabetes é uma doença crônica, quanto mais você aprender sobre a doença, melhor. Além do seu médico, uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, psicólogo, educador físico, nutricionista e assistente social, pode dar todas as orientações que você precisa para se adaptar ao diabetes. Você vai se alimentar de maneira saudável, descobrir a atividade física mais apropriada para seu caso, vai se acostumar a fazer o monitoramento glicêmico, a tomar os medicamentos corretamente, a manusear e aplicar insulina e a reduzir os riscos, como a hipo e a hiperglicemia. Prevenir complicações é essencial para melhorar a qualidade de vida.

 

Referências:

http://www.diabetes.org.br (acessado em 07/04/2017)

 

PNDT-003-03/2017